domingo, 5 de maio de 2013

Peso Livre x Aparelho : qual o melhor?


  Hoje em dia é comum escutar de alunos a pergunta:
   - Qual a diferença de treinar no aparelho, e com peso livre? Qual é melhor?

  Baseado nessas perguntas , que são feitas toda hora, resolvi enfim, colocar de uma maneira simples e fácil de entender.
   Na verdade, não existe um melhor que o outro, os dois tem suas vantagens e desvantagem se formos comparar.
   Vamos começar falando sobre exercícios executados nos aparelhos. Veja que hoje em dia, com a evolução dos aparelhos, os mesmos acabam ficando com o passar do tempo  mais modernos e eficientes , acomodam melhor o corpo, tem uma trajetória de movimento mais avançada e perfeita,  aumentam  a segurança na execução, a postura , e  a eficiência entre outros. Com isso vemos que há uma vantagem em aplicarmos esses exercícios em iniciantes, e em aumentarmos a carga em alunos avançados com mais segurança , principalmente, por ter uma anatomia que colabora com a postura correta. Uma desvantagem que vejo, é que com a descoberta de novos exercícios e variações, na máquina o exercício acaba sendo restrito, o movimento limitado.
   No caso de treino com pesos livres, também temos avanços como, halteres e anilhas emborrachados, barras de várias formas e tamanhos, cada vez mais adaptado.
   Os exercícios livres tem o poder de adaptações e variações , além de exigir  mais o músculo na execução,
pois precisa da ajuda de músculos estabilizadores na realização do movimento.
   Porém, por serem exercícios livres, o risco de lesões é maior, principalmente na coluna, além de exigir mais força e energia do praticante.
  Resumindo,não existe o melhor e o pior,  o melhor é um treino mesclado com os dois tipos, desde que seja feito e supervisionado por um profissional , assim ele fará um treino de acordo com o seu objetivo, e respeitando suas condições, independente do nível do praticante.
  Espero ter tirado a dúvida de todos, de forma bem limpa, sem termos técnicos, para que vocês possam entender melhor, e enfim, tirar a dúvidas.
   Abraços e até a próxima postagem!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário