segunda-feira, 30 de abril de 2012

AS VANTAGENS DE TREINAR NO FRIO


:
  É  comum em toda academia, clubes e outros, diminuir a frequencia dos alunos quanto o assunto é o frio!!! Pois bem, para quem não sabe , treinar no frio também tem suas vantagens como no verão.
Treinar no frio aumenta a resistência, a imunidade e as chances de sair magro desta temporada calórica. Apesar de a vontade de continuar na cama ser enorme, malhar no frio traz muitos benefícios ao corpo, desde que você o prepare para o esforço, e é claro, controle a alimentação, pois esta é a estação da preguiça, e com isso, se torna da..........FOME!!!!

Veja os benefícios

Mais desempenho – Aumente seu treino. No inverno, você não fica exausto tão facilmente e a frequência cardíaca se mantém mais baixa. “Você consegue desenvolver melhor o exercício”, explica a médica do esporte Ana Lúcia de Sá Pinto, do Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Mais calorias queimadas – No frio, o corpo precisa de mais calorias para se manter. Com exercícios, você queima ainda mais. Ou seja, perder peso fica mais fácil. Depois de vinhos e queijos, só fica gordo quem quiser…
Mais saúde – Quem faz exercício tem menos infecções respiratórias. Se você hibernar durante o inverno, saiba que a imunidade vai despencar e as gripes e os resfriados vão tomar conta.

Preparando-se para o treino

Aquecer o corpo – No frio, a tendência é contrair a musculatura para evitar a perda de calor, o que deixa você mais vulnerável a estiramentos. Para se proteger, aqueça o corpo antes de dar a largada. Assim, você aumenta a irrigação sanguínea para os músculos. E hidrate-se, pois no inverno você perde líquidos sem perceber.
Aquecer a respiração – O trato respiratório também exige cuidado. Ao trotar ou correr, respire devagar. Se você acelerar no início, você pode hiperventilar. “Isso desencadeia fechamento das vias aéreas, falta de ar e pressão no peito”, diz Ana Lúcia. Pior para quem tem asma, bronquite ou rinite, que poderá enfrentar uma nova crise.
Montar o guarda-roupa – Peças de algodão não são indicadas, pois o suor não evapora com facilidade e você acaba passando frio. O mais confortável é treinar com roupas de materiais sintéticos, como lycra, supplex e tactel, que aquecem sem reter líquido.
   POIS BEM, QUANDO VC ESTIVER EM CASA COM PREGUIÇA DE OR A ACADEMIA, LEIA ESTA LISTA A SEGUIR, DE 8 MOTIVOS PARA VC TREINAR NO FRIO:



1) Quando está frio, o metabolismo acelera para manter a temperatura corporal. Quem mantém o ritmo do treinamento durante essa época, tem mais facilidade para emagrecer.

2) De acordo com o Ministério da Saúde, quem se exercita o ano inteiro diminui em 58% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos e 33% as hipóteses de morrer de câncer.

3) A atividade física aumenta a imunidade. Fazer exercícios durante o inverno pode ser mais uma forma de evitar as indesejadas gripes

4) Quem se exercita durante o Inverno tem o tempo a seu favor, pois não há tanta pressa em perder os quilinhos a mais como no Verão. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Americana de Medicina Desportiva, diz que perdendo até 2 kg por mês a possibilidade de recuperá-los é muito menor. Em seis meses você pode perder até 12 kg, com saúde.

5) No Inverno, os dias cinzentos aumentam a sensação de tristeza favorecendo o sentimento "depressivo". A atividade física produz hormônios, como a endorfina, que combatem essa sensação. Assim, treinando, você pode manter a boa disposição mesmo nos dias mais frios e nublados.

6) Se parar de fazer atividade física durante o Inverno, em apenas 15 dias a sua capacidade aeróbia irá diminuir, reduzindo a produção de endorfina. Com isto, ficará irritado com mais facilidade. Evite o stress treinando no Inverno.

7) Com a temperatura mais baixa, o corpo vai queimar mais calorias, para aumentar o seu próprio calor. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para iniciar um programa de exercícios físicos.

8) Quando você para de treinar, o corpo começa a voltar à sua velha forma em apenas duas semanas, ou seja, todo o esforço feito em meses para conquistar uma shape melhor, será perdido em poucos dias.

E não esqueça se você realmente começar a treinar neste do inverno alguns cuidados a mais deverão ser observados:

- O risco de lesões musculares cresce com a temperatura mais baixa. É importante trabalhar corretamente as articulações, os ligamentos e a musculatura para evitar contrações musculares e distensões. Partindo do repouso, os músculos demoram um tempo maior até atingir uma temperatura ideal para o exercício, portanto, não esqueça de aquecer e alongar. Mas nada de ficar parado, pois, para chegar no verão em forma, é necessário malhar no inverno. E lembre-se;

Os FORTES persistem... Os fracos desistem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário