domingo, 16 de junho de 2013

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO E TREINO!!

     Muitas pessoas quando entram na academia, ficam cheio de pontos de interrogação na cabeça:
 - A eu vi na televisão;
 - Meu amigo falou... blá blá blá!!

   Por isso pensei em algumas perguntas que escuto com frequência, e que tenho certeza que você ja escutou, ou ja pensou em perguntar!!
   Vale ressaltar que sempre devemos procurar academias com profissionais responsáveis, nossa saúde não é brinquedo!





     Evitar o jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso?
Não, pois pular refeições faz com que o organismo crie um sistema de defesa para os momentos de stress. Logo quando muito tempo em jejum o organismo passará a estocar esse alimento na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. Porém não se deve exagerar no jantar, pois à noite o metabolismo é naturalmente mais lento e se não tivermos gasto essas calorias durante o dia consequentemente elas viraram reserva na forma de gordura

As dietas da moda, como a dieta da sopa e da proteína são mesmo eficientes para perder peso?
Sim, para quem deseja perder peso essas dietas são sim consideradas eficientes, porém como se restringe um grupo de alimentos específicos, no caso da dieta das proteínas, se restringe carboidratos, a maioria das pessoas não consegue mantê-la por muito tempo. Logo quando ingerir carboidratos novamente o ganho de peso é muito rápido e o famoso efeito sanfona acontece. Além disso, é contra indicada, pois pode causar problemas de concentração, já que o cérebro não funciona sem glicose que é proveniente dos carboidratos, além de insônia, tontura, e alteração de humor.Vale lembrar que a maior parte do que se perde na dieta das proteínas é massa magra, ficando a perda de gordura corporal com uma pequena parcela. Não existe milagre, uma vez que o organismo necessita de todos os grupos de alimentos para funcionar corretamente o ideal é a reeducação alimentar.


Para emagrecer é preciso comer várias vezes ao dia?
 SIM,  sendo que o ideal é que se coma de 3 em 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários recomenda-se frutas, barras de cereais, torradas e lanches naturais, devemos manter sempre nosso organismo trabalhando.

Beber água ajuda a emagrecer?
A água é um grande aliado no processo de emagrecimento, mas por si só, não faz milagre. Um estudo americano verificou que uma dieta de baixas calorias aliada a ingestão de água antes das refeições promoveu uma perda de peso 25% maior do que no grupo que fez apenas uma dieta de baixas calorias. Vale lembrar que apenas um copo durante as refeições já é suficiente. Por dia devemos ingerir em torno de 1,5 a 2 litros de água que é o que se perde nas fezes, suor e urina.

Dormir mal pode ajudar a ganhar peso?
Sim, pois uma boa noite de sono esta ligada liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Alem disso uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.

Beber durante as refeições engorda?
Nenhuma bebida engordará mais se ingerida durante as refeições ou após elas. Acontece que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estomago prejudicando a digestão principalmente as bebidas gaseificadas.

Quanto mais suor, mais emagrecimento.
Mito. Suor não é sinônimo de queima de gordura! Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37 graus, o suor age como um mecanismo de refrigeração. Os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração para esfriarem o corpo. Durante a atividade física, você perde água e sais minerais. Se você se pesar logo após a atividade física, pode até perceber que o ponteiro da balança caiu. Porém, basta se hidratar o corpo que logo o peso volta ao normal. 

 Quem faz musculação ganha peso?
 Sim , mas isso não é ruim. É importante saber que músculo pesa – e mais do que gordura. Logo, não há razão para se assustar se o peso na balança subir um pouco. Além disso,  a musculação ajuda sim a emagrecer,  mais carga gera maior elevação da taxa de metabolismo em repouso, o que auxilia bastante no processo de emagrecimento.  Uma maneira mais eficaz de controlar a aparência é medir o porcentual de gordura corporal, outra é medir a circunferência do corpo.

Em um trabalho para perda de gordura corporal, o trabalho aeróbico é melhor que a musculação?
DEPENDE. No decorrer da atividade, o exercício aeróbico queima mais. Porém, há muito o que considerar para perda de peso além daquela hora diária que se gasta malhando. Durante todo o dia as pessoas eliminam calorias – quando sentam, levantam, comem, descem escadas. A quantidade  de peso que se perde nessas atividades vai depender do metabolismo de cada um – que, por sua vez, melhora com a musculação, depois da musculação, o metabolismo do praticante se acelera em 5% pelas próximas 24 a 48 horas. Fora que hoje em dia existem métodos de treinos como circuitos que funcionam tanto quanto uma atividade aeróbica.

 Depois das 18:00 é proibído consumir carboidrato?
NÃO. O que importa, na verdade, é o tipo de carboidrato e o horário em que se está acostumado a dormir. Não é aconselhável comer nada três horas antes de deitar – carboidrato ou não. Assim, você dá tempo ao corpo para começar a gastar a energia daquele alimento. Mas não exclua os carboidratos do jantar, principalmente se você malhar à noite. Eles só não podem ser do tipo refinado (como o arroz branco), porque são absorvidos mais rápido pelo organismo, que tem mais tempo para acumular gordura. Arroz, só integral – macarrão e pão também. Uma boa opção em pequena quantidade seria o cará, inhame e batata doce.

 Tenho que aquecer e alongar em todo treino?
 Sim, o alongamento e o aquecimento ajuda seu corpo a se preparar para a atividade física ajudando assim a evitar lesões , existe vários meios de se alongar e se aquecer, procure um profissional da área responsável para poder dar suporte a um treino correto.

Da para transformar gordura em músculo?
 Não, o músculo e a gordura não são feitos da mesma matéria, por isso é impossível transformar gordura em músculo e vice-versa.
O que acontece na verdade é que um quilo de músculo queima muito mais calorias e pesa mais do que um quilo de gordura, por isso é necessário alimentar-se muito mais para conseguir manter a nova estrutura muscular. Com o auxílio de um profissional, você vai seguir um plano alimentar e de treino, onde perderá gordura corporal , e aumentará o volume muscular.

 A musculação da varizes ?

Não, elas aparecerão independente de que se faça musculação, ou não, por determinações genéticas. A musculação não prejudica como favorece melhor circulação sanguínea e bombeamento do sangue para o coração. Ainda vale lembrar que durante o treinamento, o nosso organismo desvia grande parte do volume sangüíneo para a região trabalhada, aumentando a vascularização e oxigenação local.

 A musculação endurece a gordura
 Não endurece gordura. A gordura fica por cima do músculo, quando você faz musculação os seus músculos é que ficam mais enrijecidos e a gordura tende a diminuir se o treino for associado à uma alimentação voltada para as suas necessidades e ainda conciliado com uma atividade aeróbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário