Muitas pessoas, (a grande maioria mulheres) ficam em paranóia quando o assunto é peso, ou melhor BALANÇA!! Vivem na internet procurando tudo que relaciona a perda de peso....
....até que encontram uma continha simples onde consiste em calcular seu peso e altura , e imediatamente mostra se vc esta acima do peso ou não, o IMC (índice de massa corporal).
Estudos questionam muito esse método , ressaltando se é 100% certo ou não. A seguir vamos colocar nossa opinião em relação o que aprendemos, estudamos, lemos e presenciamos , claro, sem termos técnicos para vcs entenderem:
Vamos começar com um exemplo, imagine uma mulher com 1,65cm pesando 70kg. Imaginou?
Aposto que vc imaginou ela acima do peso...
...pois é, esta altura e peso é da dançarina Scheila Carvalho.
Se ela fizer o calculo e IMC ela estara com sobrepeso, o que não é verdade. Ela tem bastante massa magra (músculo), e pouca massa gorda (gordura).
Quando praticamos atividade física, principalmente a musculação,( controlando a alimentação), nós mandamos estímulos para o músculo, onde o mesmo fortalece e aumenta (hipertrofia), a gordura localizada começa a servir como fonte de energia (ATP) .
Sendo assim, vamos perder gordura e aumentar o volume de massa magra. A nossa musculatura é pesada podendo pesar até o dobro da gordura .O que normalmente acontece, é a pessoa manter o peso, mas mudar totalmente o corpo. Para isso,existem outros recursos . Se vc frequenta academia pode fazer a avaliação física, onde mostra o percentual de massa magra e massa gorda, para quem não pratica pode ser feito por um médico, o exame se chama Bioimpedância.
Por isso não se apegue ao cálculo de IMC, faça uma avaliação que é mais específico, para ai sim, vc poder se auto-avaliar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário